Reabre o céu depois de uma chuvada
no azul do dia.
É o azul do nada com que se fazem os deuses e a poesia.

Vergílio Ferreira


04/06/2014

Muito obrigada, queridas, pela magia que me trouxeram neste livro de poesia. Mesmo imóvel neste sofá preto, sonho e fujo para mundos coloridos.

O JARDIM QUE OS DEUSES ME DERAM

Todas as manhãs (ou quase) saio para o campo
mexo na terra abro tocas para novas raízes
assisto ao parto duma folha ou duma flor
(ao nascer todas as vidas são o mesmo enternecedor
milagre)
               e isto sem sair da minha varanda
estuante de verde
                                   de vasos de todos os tamanhos
de plantas de todas as cores e feitios.
Este o jardim que os deuses me deram.
                                                                  Se fosse maior
e a sério se calhar não conseguia cuidar dele.
Fecho os olhos e estou na selva. Oiço os pássaros
inúmeros.
                   Cheiro a seiva na brisa.
                                                           O meu jardim
é pequeno como a minha vida. Como todas as vidas.
Também a Terra não é mais do que um quintal
do Universo.
                      Que digo eu? Que um canteiro.
Ou melhor: um pequeno vaso.
                                                       Tamanho de um dedal.
Mas qual do Universo! De uma galáxia
                                                                          se tanto.
Ou talvez só do nosso sistema solar.
                                                           Somos tão ínfimos
que só podemos amar coisas à nossa dimensão.
                                                                                   Por isso
é que se Deus houvesse o não poderíamos amar.
Só deuses pouco maiores do que nós. Ou Jesus. Ou Buda.
Ou o pequenino ser amado em que ocasionalmente
a divindade encarna.
                                      Tão inexplicavelmente.



Teresa Rita Lopes. O sul dos meus sonhos





Sem comentários:

Enviar um comentário